Quem Somos

Fundado em 1942, pelos professores Antônio Simões Borges e Clever Novais o Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC é uma instituição beneficente do Terceiro Setor, referência nacional na área de atendimento às pessoas cegas e com baixa visão.

Há mais de 70 anos tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, oferecendo meio para o desenvolvimento de suas habilidades e talentos, da promoção de sua cidadania e do atendimento educacional, artístico, cultural e clínico especializado.

O ICBC, com sua equipe multidisciplinar altamente qualificada tem a função de criar, desenvolver e executar projetos nas áreas de Saúde, Educação e Esportes. Além de prestarem atendimentos sociais para pessoas cegas, com baixa visão, surdocegas e múltiplas deficiências.

Possui certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social desde 1963. Reconhecido como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

Oferece serviços gratuitos de habilitação e reabilitação para crianças, adolescentes, adultos e idosos cegos e com baixa visão, perfazendo 3.000 atendimentos especializados mensais, pessoas oriundas dos mais diversos municípios de todas as regiões do país, todavia, a grande maioria é composta de cidadãos do Triângulo Mineiro, que não conta com nenhuma outra entidade nos mesmos moldes, dimensões e estrutura que o ICBC dispõe.

O Instituto de Cegos do Brasil Central mantém Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais); Apoio Educacional à Rede Regular de Ensino; Adaptação, Transcrição, e Impressão em Braille e Ampliação de Livros Didáticos, Paradidáticos e Literários; Avaliação Funcional da Visão; Estimulação Visual; Informática Adaptada; Orientação e Mobilidade; Estimulação Sensorial;Estimulação Essencial; Atividades de Vida Diária; Datilografia e Leitura e Escrita Braille; Oficina de Artesanato; Sala de Atendimento Educacional Especializado; Capacitação e Inserção no Mercado de Trabalho; Cursos de Capacitação na Área da Deficiência Visual para Profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social.

Mantém-se por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, de Educação, de Saúde; Secretaria Estadual de Educação. Recebe doações voluntárias de sócios contribuintes e dos usuários do seu “Parque Aquático Lilito Chaves” e sua “Quadra de Esportes Doutor Odilon Fernandes”.

Promove diversos eventos para angariar fundos (venda de galinhada, de pizza, de camisetas), dentre os quais se destacam o tradicional Jantar Árabe e o Bazar das Voluntárias do ICBC.

Entretanto, sua receita é sempre insuficiente, dessa forma, o ICBC vem envidando esforços na ampliação de parcerias, a fim de atender à demanda atual e ampliar a atenção à ampla demanda reprimida.

Twitter icon
Facebook icon
e-mail icon