Esclarecimento

Esclarecimento

O Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC vem esclarecer e tornar público que o Estatuto Social da Entidade não mais prevê a existência do regime de internato para deficientes visuais. Todos os demais atendimentos continuarão a ser prestados pela Instituição.

Em cumprimento à norma estatutária a Diretoria e os Conselhos Administrativo e Fiscal da Entidade dentre outras providências pertinentes ao assunto, em reunião ocorrida no dia 02 de julho de 2013, fixou a data de 31 de dezembro de 2013 para o encerramento do internato.

A data fixada considerou a necessidade de se aguardar o término do ano letivo.

A decisão foi amplamente divulgada entre os assistidos internos e acompanhada de um trabalho de preparação destes. Foram realizados dois (02) Estudos Psicossociais para traçar o perfil econômico e social/familiar de cada um dos internos, sendo um pela psicóloga e assistente social do ICBC, através de entrevista com cada assistido em regime de internato e outro a pedido da Promotoria que foi realizado, nos mesmos moldes, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDS).

De acordo com a conclusão destes documentos 14 (quatorze) assistidos internos, são independentes para atividades da vida diária, têm família, alguns têm bens, alguns trabalham, e outros recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Instituto de Cegos do Brasil Central sempre pautou seu trabalho na formação integral do deficiente visual como cidadão pronto para a sua inserção social e familiar. A missão foi cumprida em relação a todos os que foram assistidos em regime de internato até o dia 31 de dezembro de 2013.

É necessário esclarecer, também, que com base na análise dos Estudos Psicossociais feita pela Diretoria e Conselhos a Instituição continuará amparando os outros 09 (nove) internos, dentre eles 05 (cinco) idosos, 01 (um) portador de grave cardiopatia, 01 (um) incapaz, sendo que estes não têm pais, filhos e a maioria foi abandonada pela família na Instituição há mais de 50 (cinquenta) anos e, por último, 02 (dois) menores até que completem a maioridade civil.

Twitter icon
Facebook icon
e-mail icon